Brasil educa mais a distância do que EUA

Enquanto no Brasil 15,8% dos alunos de graduação já fazem cursos a distância, nos EUA o percentual chega a apenas 12%

09/06/2014

Por Fábio Sanchez

Segundo uma pesquisa divulgada na semana passada pelo órgão nacional de estatísticas educacionais norte-americano, o National Center for Education Statistics, chegam a 12% os alunos que estudam em cursos realizados totalmente a distância no nível de graduação e equivalentes (post-secondary, que inclui programas de intercâmbio, universidades comunitárias, programas vocacionais de graduação etc). Além deles, outros 13% dos alunos nesse nível educacional fazem algum tipo de curso que não é totalmente a distância. Ou seja, mais de um quarto dos estudantes de graduação norte-americanos praticam de alguma forma a educação a distância.

 

Os dados são resultado da pesquisa "Enrollment in Distance Education Courses, by State: Fall 2012". A pesquisa também investigou a pós-graduação, mas neste grupo o percentual cresce bastante, chegando a 22% (639.343 estudantes) matriculados em cursos exclusivamente online. Outros 7,8% fazem algum tipo de curso que é apenas parcialmente online. O perfil de aluno que mais pratica educação a distância nos EUA segundo a pesquisa é o de instituições públicas em cursos de gaduação de dois anos (tipo de curso como os de formação de tecnólogos no Brasil), entre os quais 42,6% (925.495 estudantes) fazem cursos online. Veja mais detalhes da pesquisa aqui.

No Brasil, segundo o Censo da Educação Superior 2012, o mais recente disponível, o percentual de alunos de graduação em cursos totalmente a distância já chega a 15,8%, e a modalidade tem crescido bem mais que a educação presencial. No período 2011-2012, na graduação, segundo o Censo, as matrículas cresceram 3,1% nos cursos presenciais e 12,2% nos cursos a distância.

Voltar para Notícias

Comentários

Nome

E-mail

Comentário

Compartilhe pelas redes sociais

Google

Orkut

Yahoo!

Windows Live

BlogBlogs

Gostei

diHITT

Digg

del.icio.us

Netvibes

Rec6

Technorati

Linkk


© Copyright 2011 - Baú de Idéias Jornalismo Ltda. Todos os direitos reservados.