Logotipo Ache seu Curso

Busca por ensino a distância em RR é bem acima da média do país

DA FOLHA DE BOA VISTA02 de Outubro de 201300

Enquanto a média nacional de crescimento da EAD não chegou a 13%, em Roraima foi de 50%

(Veja a matéria completa no site da Folha de Boa vista)

Sueda Marinho

Conforme os dados do Censo da Educação Superior de 2012, a educação a distância (EAD) no Brasil cresceu mais que a educação presencial de 2011 a 2012. Em um ano, houve um aumento de 12,2% nas matrículas do EAD, enquanto a educação presencial registrou aumento de 3,1%.  Em Roraima, o crescimento supera a média nacional: em um ano, houve o aumento de 50% nas matrículas para curso a distância. 

O índice de procura para o ensino fora de sala tem sido maior que para o ensino presencial. Este ano o vestibular para EAD na Universidade Federal de Roraima (UFRR) teve 968 inscritos. Desse total, 600 inscrições foram para o campus de Boa Vista, 100 para o polo do Município de Pacaraima, 95 para Amajari, 58 para Caracaraí e 50 em Alto Alegre.

Foram realizados mais de 3 mil cursos de capacitação e extensão somente este ano nas áreas de  Educação para a Diversidade,  Educação Ambiental,  Estatuto da Criança e do Adolescente,  Educação de Jovens e Adultos, Gênero e Diversidade na Escola,   Mediadores da Leitura (Extensão Novas Tecnologias no Ensino) e Formação de Docentes para o Sistema Prisional. No ano que vem, serão abertas mais vagas para todos os polos.

A coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (Nead), Maria Sônia Veloso, destacou que a procura pelos cursos tem aumentando por eles serem ideais para quem deseja estudar e tem pressa ou busca se especializar e crescer profissionalmente, mas não tem tempo para estar em sala de aula todos os dias.  "O curso é dado por módulos, composto no máximo por 7 disciplinas semestrais. As aulas são 70% acompanhadas por videoaulas e internet e 30% apenas de forma presencial", explicou.

A duração dos cursos de graduação é a mesma dos presenciais de 4 anos. Em 2014 serão ofertadas vagas para licenciatura em informática, física e matemática, capacitação, extensão e especialização em diversos segmentos. A novidade será a implantação do curso de Administração. Conforme Sônia, a intenção para o ano vem é ampliar os cursos, disponibilizando matrículas para bacharelado e cursos tecnológicos.

Para saber mais informações sobre os cursos, a data do vestibular para o próximo ano, basta acessar os links www.uab.ufrr.br ou www.ufrr.br.

COMPARTILHE

Deixe aqui seu comentário!

(seu e-mail não será exposto aos demais usuários)

Encontre o seu curso aqui