Logotipo Ache seu Curso

ILB terá educação a distância para deficientes

DO ILB16 de Novembro de 201500

Num primeiro momento, uma plataforma para deficientes auditivos e visuais, além do ensino de Libras.

(Com informações da Agência Senado e do ILB)


O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), sediado no Senado Federal, vai iniciar um processo para tornar seus cursos a distância acessíveis a pessoas com deficiência. A informação foi dada pela coordenadora de Capacitação, Treinamento e Ensino do ILB, Simone Dourado, no 21º Congresso Internacional de Educação a Distância da Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed).


A iniciativa vai atender naõ apenas a uma parcela do quadro de servidores composta de 39 deficientes físicos, 18 visuais e 16 auditivos, mas também inclui treinamento para a recepção e atendimento adequados ao público com este perfil que frequenta o Senado, com o curso de linguagem brasileira de sinais (Libras). A oficina, que será ministrada ainda no final de novembro pelo ILB, também visa cumprir com a determinação legal de que os órgãos públicos qualifiquem pelo menos 5% do seu quadro de pessoal com esta linguagem.


No contexto histórico, pessoas com deficiência experimentaram e ainda experimentam exclusão e segregação, das mais variadas formas. A luta pela integração plena desses cidadãos à sociedade culminou com a aprovação, pelo Senado Federal, do Estatuto da Pessoa com Deficiência, publicado em julho deste ano.


Experiência com o Jovem Senador


Outra experiência de destaque do ILB apresentada no congresso foi a capacitação à distância de professores de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal inscritos no Projeto Jovem Senador, do Senado Federal, que inclui um concurso anual de redação. A especialista em educação à distância Luciana Mendes, servidora do instituto, relatou a experiência na utilização inédita de cursos online além de treinamento presencial para professores do ensino médio das escolas. Como orientadores dos alunos participantes do concurso, os discentes foram capacitados sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo. De maio a setembro de 2015, foram ofertados dois cursos sem tutoria que registraram 1.182 inscrições.


Para divulgação do trabalho feito pelo ILB durante o congresso da Abed foi montado um estande com a exibição de vídeos, todos produzidos pelo Núcleo Multimídia do instituto, sobre os recursos tecnológicos atualmente utilizados. O chefe do Serviço de Ensino à distância, Cláudio Cunha de Oliveira, também apresentou iniciativas da área durante o congresso.

COMPARTILHE

Deixe aqui seu comentário!

(seu e-mail não será exposto aos demais usuários)

Encontre o seu curso aqui