Logotipo Ache seu Curso

João Pessoa: Cursos a distância oferecidos pela Prefeitura começam nesta terça-feira

DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA03 de Outubro de 201300

Aulas acontecerão pela própria plataforma da Prefeitura, a Estação Virtual

As aulas dos cursos da Estação Virtual, plataforma de Ensino à Distância (EaD), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), começam nesta terça-feira (1º). Os interessados devem acessar o site joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/secitec e clicar no link Estação Virtual. Estão disponíveis 12 cursos gratuitos nas áreas de tecnologia e educação. As inscrições para os cursos continuam até o dia 11 de outubro.

A Estação Virtual é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e tem o objetivo de diminuir a exclusão digital, por meio da capacitação, educação e qualificação profissional.

Os interessados podem escolher entre os seguintes cursos: Desvendando a Informática; Sensibilização para o uso de Software Livre; Ububtu GNU/Linux; Usando o Mozilla Firefox; Introdução à Gerência de Projetos; UML; Introdução à Programação Orientada a Objetos; Fundamentos da Linguagem Java e ainda Ética na Escola; Administração do Tempo e Primeiro Emprego. Não são exigidos pré-requisitos.

Para a titular da Secitec, Marly Lúcio, os cursos de EaD da PMJP representam mais uma oportunidade de qualificação para a população de João Pessoa. "Uma das missões da nossa Secretaria é acabar com a exclusão digital, e a Estação Virtual é mais um meio criado para essa finalidade, que vem unir-se aos cursos presenciais que já oferecemos. Nossa intenção é ampliar o horizonte de formação, possibilitando novos cursos na área de TI tanto para pessoas que têm acesso à internet em suas próprias casas, como para as que não têm, oferecendo nossos telecentros", declarou.

Serpro - Os 12 cursos oferecidos foram desenvolvidos em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda, criada com o objetivo de modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da Administração Pública.

A empresa, que presta serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público, é considerada uma das maiores organizações públicas de TI no mundo. Ela desenvolve programas e serviços que permitem maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos, além de facilitar a relação dos cidadãos com o governo.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas através do email estacaovirtual.pmjp@gmail.com ou através do telefone (83) 3214-3424.

Confira os cursos:

 

CursoResumo
Desvendando a InformáticaEste curso apresenta os conceitos básicos sobre informática, abordando especificamente hardwaresoftware, redes e Internet.
Sensibilização para o uso do Software LivreEste curso apresenta algumas das vantagens da utilização de software livre, além de conceituar e levantar um pouco da história do software, quebrar alguns mitos e analisar os impactos da migração do uso de software proprietário para software livre.

 

O objetivo deste curso é proporcionar aos participantes conhecimentos que possibilitem proceder a configuração e utilização das ferramentas de administração do Sistema Operacional Ubuntu.

 

Este curso apresenta o Mozilla Firefox abordando as principais funcionalidades para navegação pela Internet.

 

 

O Gerenciamento de Projetos é um curso voltado para a elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, em um curto prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.
  UML

 

 

O objetivo principal do curso é apresentar ao aluno conceitos de modelagem de sistemas, além de esclarecer como estes conceitos devem ser aplicados no dia a dia dos profissionais que trabalham com essa linguagem.

 

 A Programação Orientada a Objeto (POO) é um modelo de desenvolvimento de sistemas computacionais. As técnicas de programação orientada a objetos têm como meta a geração de códigos que simulem o comportamento de objetos no mundo real.

 

 

O curso oferece ao aluno um panorama da linguagem PHP, abrangendo conhecimentos relativos à sintaxe básica da linguagem, às estruturas e modelo de programação orientada a objetos e à manipulação de instruções básicas de bancos de dados. O gerenciador de banco de dados utilizado será o MySQL, mas também serão feitas observações referentes à utilização do banco PostgreSQL.

 

 O curso Fundamentos de Java apresenta os fundamentos da linguagem Java e os princípios da Programação Orientada a Objetos utilizando a linguagem Java.

 

Este curso apresenta uma visal geral sobre o conceito Ética e sua relação com o tema Educação.

 

  Este curso possibilita a reflexão sobre a importância do tempo em nossas vidas. Disponibiliza conceitos e orientações sobre a administração pessoal do tempo e o seu aproveitamento eficaz no nosso dia a dia.

 

Este curso apresenta aos adolescentes e jovens orientações úteis que o auxiliarão na conquista do primeiro emprego.

 

COMPARTILHE

Deixe aqui seu comentário!

(seu e-mail não será exposto aos demais usuários)

Encontre o seu curso aqui