Logotipo Ache seu Curso

Novo índice avalia inovações digitais na educação

20 de Setembro de 201300

Relatório ajuda a avaliar projetos de tecnologia educacional com novos critérios

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Pearson)


Um novo Índice de Inovação foi divulgado recentemente e coloca o ensino e a aprendizagem à frente de "tecnologia e entusiasmo" quando se trata de inovações digitais para a sala de aula. O Índice de Inovação, desenvolvido por Michael Fullan e Katelyn Donnelly da Pearson, é descrito no relatório, "Alive in the Swamp", que analisa a forma como é avaliado o impacto da tecnologia na aprendizagem. "Alive in the Swamp" foi publicado pela Nesta (britânica) e pela New Schools Venture Fund (norte-americana).

 

Com base no trabalho que Fullan apresentou no seu livro Stratosphere, o Índice de Inovação foi concebido como uma ferramenta de avaliação prática para os responsáveis pela tomada de decisões nas escolas - K-12 nos EUA e do primário ao secundário no Reino Unido - sobre quais tecnologias investir e quando. Ele ajuda os usuários a avaliar a inovação em três dimensões - pedagogia, o potencial de mudança de sistema e uso da tecnologia.

 

"O futuro pertence não aos que se concentram apenas na tecnologia, mas àqueles que a veem como um elemento de um sistema mais amplo de transformação", explica Michael Barber, diretor de Educação Conselheiro da Pearson.

 

Em 2012, o relatório Decoding Learning do Nesta argumentou que a educação tecnológica deve ser projetada em torno de como os alunos aprendem, advertindo que em muitos casos a tecnologia atualmente está sendo usada para apoiar as práticas de ensino existentes, em vez de transformar o ensino e a aprendizagem. "Alive in the Swamp" toma a frente do Decoding Learning ao olhar para a necessidade de entregar uma mudança na forma como a tecnologia é abordada em todo o sistema escolar, em cada sala de aula.

 

Através do Índice de Inovação, Fullan e Donnelly visam tornar isso uma realidade, ajudando os empreendedores e desenvolvedores de tecnologia de educação a considerar características particulares para construir em seus produtos que são conhecidos por gerar maior aprendizagem e alcançar uma mudança sistêmica.

 

"O relatório "Alive in the Swamp", juntamente com o Índice, é um importante guia para qualquer um com o objetivo de transformar a educação e a aprendizagem por meio do uso de tecnologia", diz Ted Mitchell, presidente e CEO da NewSchools. "Essas medidas práticas ajudarão a identificar as inovações mais promissoras, bem como ajudar a orientar a melhoria contínua de soluções já em uso."

 

O Índice de Inovação pede aos usuários que classifiquem os produtos digitais ou serviços de acordo com os três critérios - a pedagogia, a mudança de sistema e tecnologia - através de uma escala de quatro pontos:

 

· Verde: Bom - probabilidade de sucesso e produzir resultados transformadores;

 

· Âmbar Verde: Misto - alguns aspectos são sólidos, alguns aspectos estão faltando potencial;

 

· Âmbar Vermelho: Problemática - requer atenção substancial, possui algumas lacunas e necessidade de melhoria;

 

· Vermelho: Circuito Off - improvável ter sucesso.

 

As pontuações atribuídas a cada um dos critérios do Índice de Inovação são então usadas para construir uma avaliação global da inovação. Um exemplo do Índice está disponível para download. "Alive in the Swamp" também pode ser baixado gratuitamente no link:

 

http://www.nesta.org.uk/publications/assets/features/alive_in_the_swamp_assessing_digital_innovations_in_education

COMPARTILHE

Deixe aqui seu comentário!

(seu e-mail não será exposto aos demais usuários)

Encontre o seu curso aqui