Logotipo Ache seu Curso

UFSCAR cria acervo para Prefeitura

DA UFSCAR10 de Janeiro de 201600

Alunos do curso de Linguística lançam site Janelas da Memória

No início de dezembro, alunos do quarto ano do curso de Bacharelado em Linguística da UFSCar lançaram o site Janelas da Memória. O produto é resultado do trabalho final para a conclusão da disciplina prática Laboratório 8, intitulada "Textos: meios e materiais instrucionais", ministrada pela professora Luciana Salazar Salgado, do Departamento de Letras (DL) da Universidade.

O projeto - concretizado sob coordenação da docente pelos alunos Camila Martins, Carla Chuman, Daniela Fernandes, Eld Johonny, Eric Costa, Julia Mascarelli, Letícia Silveira, Lorena dos Santos, Marina Delege, Pedro Pinto e Victor Sigoli - objetiva colaborar com a divulgação das coleções do acervo da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da UFSCar, que desde 1997 busca recuperar, preservar e disseminar memórias nacionais e regionais e que conta com parte do acervo documental da cidade de São Carlos. "A criação do site foi uma ideia coletiva, idealizada ao longo dos encontros em sala de aula", conta Daniela. 

De acordo com a estudante, o site insere a UEIM nos ambientes virtuais por meio das mais variadas redes sociais. "O intuito é divulgar sua existência e suas coleções para aumentar a curiosidade e a procura pelo acervo da Unidade, que abriga, recupera, preserva e disponibiliza materiais muito raros e diversos, como manuais, dicionários, enciclopédias, dissertações, teses, fundos documentais, coleções de documentos privados e públicos, livros, mapas, plantas históricas, cartazes, folhetos, fotografias, obras de arte, artesanato, filmes e multimeios - CDs, fitas de vídeos, disquetes e fitas cassete -, bem como coleções de impressos de periódicos, publicações seriadas e outras curiosidades como discos de vinil e objetos que um dia já foram parte de coleções pessoais", enumera Daniela. Por conter parte do acervo documental da cidade, a criação de um site para a Unidade é de extrema importância para a democratização do conhecimento e para o acesso de todos aos materiais e acervos disponíveis pessoalmente na UFSCar.

A navegação do site é feita por meio de uma divisão intitulada "Janelas UEIM" que, segundo Daniela, nasceu da ideia conceitual destes objetos enquadrarem diferentes perspectivas e olhares sobre um mesmo assunto. "Cada janela depende de quem a observa, renovando-se a cada novo olhar. Achamos bastante apropriada esta metáfora para a ideia que gostaríamos de transmitir do lugar físico, que está organizado em diversas coleções já inventariadas", explica Daniela. Cada "Janela" do site é composta por fotos, imagens e textos de determinado assunto para que o usuário tenha a liberdade de criar a sua própria leitura dos fatos. Com isso, o site fortalece a sua ideia principal: "Se a memória está fragmentada em momentos passados, é justamente sua lembrança, a partir do presente, que a remonta, fazendo-a viver".

Os alunos responsáveis pelo projeto ressaltam que a perspectiva é que o site seja constantemente atualizado e contribua para aumentar a visitação de pessoas na UEIM. O site Janelas da Memória pode ser acessado em www.janelasueim.wix.com/ueim e a UEIM se localiza no prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.

COMPARTILHE

Deixe aqui seu comentário!

(seu e-mail não será exposto aos demais usuários)

Encontre o seu curso aqui