Harvard e MIT lançam projeto de EAD gratuito e com certificado de conclusão

Mas o objetivo é usá-lo em pesquisas para aperfeiçoar os cursos presenciais

07/05/2012

Da revista Ache Seu Curso

     Duas das instituições de ensino que estão entre as mais conceituadas dos Estados Unidos e do mundo, a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), anunciaram na semana passada um projeto conjunto para colocar na internet, para acesso livre e gratuito, algumas de suas aulas, incluindo a apresentação de disciplinas inteiras, algumas durando todo um semestre. A iniciativa chama-se "edX" e consumirá um investimento conjunto das duas instituições de US$ 60 milhões.

      O projeto edX é mais do que uma coleção de aulas. É também uma plataforma de elearning que pode ser baixada por qualquer pessoa gratuitamente, e possui código aberto, ou seja, qualquer um pode utilizá-la e também sugerir melhorias. Nessa versão de estréia, a plataforma edX pode disponibilizar lições em vídeo, testes com auto-verificação, feedback em tempo real, questões mais freqüentes, laboratórios baseados na web e interação entre alunos.

     Está previsto o lançamento de cinco cursos já em setembro, com inscrições se iniciando em junho. Os cursos não contam como crédito na instituição de ensino, porém fornecem certificado de conclusão (pela própria edX, não por Harvard ou MIT), o que é uma novidade, já que cursos similares promovidos por instituições de ensino nos EUA (gratuitos e a distância) geralmente não fornecem certificados.

     O lançamento dessa plataforma é uma evolução em relação a um outro projeto, o do pioneiro consórcio  OpenCourseware (OCW), também sediado no MIT, que reúne instituições de 46 países (inclusive do Brasil, que tem cinco universidades participantes), que disponibilizam cursos gratuitos e a distância. Porém, sua proposta é diferente. Enquanto o consórcio OCW, assim como outras iniciativas de algumas faculdades de Harvard que também lançaram cursos a distância (tais como as faculdades de Negócios e de Medicina) focam no aluno online e divulgam apenas cursos a distância, o edX é baseado em cursos presenciais, e apenas os disponibiliza numa plataforma à parte para serem acompanhados literalmente por todo o mundo, com o objetivo de colher frutos para as aulas presenciais. "O ambiente do campus oferece oportunidades que não podem ser replicadas online. O edX foi pensado para melhorar, e não substituir, a experiência do campus", afirmou no evento de lançamento do projeto a presidente do MIT, Susan Hockfield. Comprova isso o fato de que a plataforma também será utilizada pelas instituições para investigar o quanto os alunos aprendem e como o uso da tecnologia pode melhorar o aprendizado, seja ele presencial ou a distância.

     Visite o projeto edX aqui.

(Matéria publicada no portal www,acheseucurso.com.br)

Voltar para Notícias

Nome
scheila
Comentário
materia boa

Nome
Scheila
Comentário
Boas notícias... quem sabe conseguimos fazer um desses cursos.

Nome
Damaris
Comentário
Para conhecimento, o outro é so digitar no google curso fgv online gratuito, ate.

Nome
pedro chaves
Comentário
faculdade MIT

Comentários

Nome

E-mail

Comentário

Compartilhe pelas redes sociais

Google

Orkut

Yahoo!

Windows Live

BlogBlogs

Gostei

diHITT

Digg

del.icio.us

Netvibes

Rec6

Technorati

Linkk


© Copyright 2011 - Baú de Idéias Jornalismo Ltda. Todos os direitos reservados.