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Público Alvo

QUEM SOMOS27 de Abril de 201600

Uma publicação para quem investe em formação

A audiência do site Ache Seu Curso é majoritariamente feminina (58%) e jovem, situando-se principalmente nas faixas etárias de 25 a 34 anos (36%), 35 a 44 anos (25%) e 18 a 24 anos (22%).

Na relação das cidades em que o site tem maior audiência, as dez primeiras representam nove estados, indicando a boa distribuição do alcance do portal (veja gráfico abaixo - dados de dezembro de 2016).

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Entre os assinantes do boletim com notícias da agência de notícias Observatório EAD, o maior grupo isolado é o dos que apenas estudam (39%), seguidos pelo grupo de profissionais técnicos e administrativos (veja abaixo).

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Os frequentadores do site estão ligados ao segmento educacional, principalmente como estudantes, mas também como membros da cadeia produtiva (professores, tutores, coordenadores de recursos humanos nas empresas etc). São usuários intensos de tecnologia (celulares, computadores, tablets e assessórios) e altamente dispostos a utilizá-la para o estudo e a formação.

O grupo que mais cresce no ambiente educacional

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o número de brasileiros que praticam cursos de educação a distância já chegou a mais de doze milhões de pessoas (11% dos usuários de internet no país). Nesta conta estão incluídos desde os cursos livres como os de línguas, preparatórios para concursos, corporativos, de formação técnica e profissionalizante até os de graduação e pós-graduação (contando apenas a metodologia online, sem contar os que usam impressos, TV, rádio, satélite etc).

Não se trata apenas de um número superlativo de estudantes que estão investindo em suas carreiras e em sua formação, mas também de um grupo que cresce em grande velocidade. No gráfico abaixo, pode-se ver um recorte do percentual dos alunos que ingressam em cursos de graduação no Brasil já fazendo cursos a distância, segundo o Censo do MEC. Trata-se de um grupo que foi de menos de 2% do total em 2002 para 24% na apuração mais recente, de 2015, apresentando evidente tendência ao crescimento. Esse indicador (forma de ingresso na universidade) revela as tedências para todos os setores da sociedade.

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Este grupo crescente de alunos investigado pelo MEC nas graduações é jovem, com cerca de 17/18 anos, mas o aluno que prevalece em cursos a distância em geral, ou pelo menos o maior grupo isolado, é de pessoas um pouco mais velhas, entre 25 e 35 anos. Também é claro que o grupo de alunos que opta por essa metodologia está rejuvencescendo com grande velocidade, segundo pesquisas mais recentes como o CensoEAD.br (da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED).

Esse público-alvo, sem dúvida o que mais cresce no ambiente educacional brasileiro, também é o que exige mais atenção às suas particularidades. Ele é diferente do aluno de cursos presenciais em muitos aspectos que precisam ser respeitados por qualquer instituição de ensino ou veículo de comunicação que se dirija a ele.

As pesquisas mais recentes, como o CensoEAD.br comprovam que, ao se decidir por realizar um curso, o público-alvo preferencial deste site e da revista impressa Ache Seu Curso a Distância, ou seja, o aluno ou futuro aluno de cursos a distância, apresenta uma série de demandas de naturezas provavelmente diferentes daquelas dos alunos presenciais:

• Pouco tempo para freqüentar e se transportar até ambientes presenciais;
• Necessidade de compatibilização do estudo com demandas de trabalho ou família;
• A carreira exige formação específica;
• Quer incluir-se no sistema educacional, profissional ou familiar, recuperando tempo de estudo que não realizou no momento adequado;
• O aluno efetivamente acredita que cursos a distância possam custar menos, ou serem mais viáveis que os presenciais.

Além dessas demandas muito específicas, o aluno a distância também apresenta um comportamento diferenciado, e que precisa ser respeitado por uma publicação que reivindique sua atenção:

• Tem receio de não compreender a tecnologia dos métodos de EAD;
• Desconfia da qualidade de cursos feitos por meio deste conjunto de metodologias;
• Tem muitos estímulos concorrenciais (família, emprego etc) e nem sempre é hábil para organizar os estudos;
• Se ressente da falta do contato mais pessoal, quer se sentir prestigiado em atenção pela instituição de ensino.

Cada uma dessas características dos alunos exige, de uma publicação, uma dedicação especial. O aluno e público-consumidor de nossa revista e de nosso site, pelos motivos todos apresentados acima, é dotado de um pragmatismo que nem sempre se encontra em alunos de cursos presenciais.

Nossa missão é contemplar esse pragmatismo do aluno, fornecendo a ele de forma clara e abundante as informações das quais ele necessita para tomar suas decisões no universo crescente da Educação a Distância.

Para mais informações, consulte-nos.

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